Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313
Resumen
GONCALVES JUNIOR, Marcos Antonio y BURIASCO, Regina Luzia Corio de. O professor de matemática e a produção de saberes sobre a gestão curricular. Ciência educ. [online]. 2006, vol.12, n.01, pp.99-115. ISSN 1516-7313.
O presente artigo coloca o professor enquanto ator numa comunidade de prática (LLINARES, 2000), dentro da qual desenvolve tarefas diversas com o objetivo de atingir os objetivos curriculares - práticas de gestão curricular (PONTE e SERRAZINA, 2004). Apresenta o que Tardif (2000) chama de saberes docentes, relacionando-os com os conhecimentos-na-ação relativos à prática letiva (PONTE, 1995). Com isso, analisa alguns momentos da prática de uma professora da 8a série do Ensino Fundamental, especialmente a apresentação de uma tarefa, um exercício algorítmico (informações coletadas no âmbito de uma pesquisa de mestrado, do qual este texto é fruto), refletindo sobre as potencialidades do professor como produtor de saberes para o ensino de matemática.
Palabras clave : Ensino-Aprendizagem; Saberes-Fazeres-Dizeres; Prática Profissional do Professor; Educação Matemática.