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Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
COSTA, Jaqueline de Morais; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel y COSTA, Ercules. A formação para matemática do professor de anos iniciais. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.505-522. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320160020014.
A formação do pedagogo para atuar no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foi o foco desta pesquisa, cujo objetivo é analisar as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia de instituições do Estado do Paraná e verificar o tempo disponibilizado para a formação ofertada na área de matemática. Como proposta metodológica, empregou-se uma pesquisa documental, com análises das matrizes curriculares de 59 (cinquenta e nove) instituições que oferecem o curso de Pedagogia no mesmo Estado, com foco na formação em matemática. Verificou-se que há nos currículos a inclusão de estudos pertinentes para a formação geral em matemática do futuro educador, contudo, existe um número expressivo de cursos que contemplam uma carga horária reduzida na formação em matemática. Conclui-se que as matrizes curriculares para a formação do pedagogo no Estado do Paraná têm mostrado uma abordagem tímida para a formação em matemática.
Palabras clave : Ensino superior; Pedagogia; Currículo; Educação matemática; Formação inicial de professores.