Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
MAMCASZ-VIGINHESKI, Lúcia Virginia; SHIMAZAKI, Elsa Midori; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da y PACHECO, Edilson Roberto. Formação de conceitos em Geometria e Álgebra por estudante com deficiência visual. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.867-879. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320170040008.
Esta pesquisa tem como objetivo buscar uma alternativa para desenvolver conceitos matemáticos com uma estudante cega total, os quais tenham sentido e contribuam para a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, sendo utilizado o estudo de caso como estratégia. Ela foi realizada em uma instituição não governamental que oferece atendimento especializado na área da deficiência visual, no município de Guarapuava, interior do Estado do Paraná. Fundamentados na teoria histórico-cultural de Vygotsky, procedemos a uma intervenção pedagógica para que a estudante elaborasse conceitos de Geometria e Álgebra. Os resultados mostraram que a estudante consolidou conceitos em fase de maturação, produzindo novos conceitos a partir deles. Também foi possível perceber que, independentemente das limitações, estudantes com deficiência visual são capazes de elaborar conceitos necessários para a autonomia e a participação social.
Palabras clave : Ensino de Matemática; Formação de conceitos; Deficiente visual; Cego.