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Revista de Educação PUC-Campinas
versión impresa ISSN 1519-3993
Resumen
MIMESSE, Eliane y MASCHIO, Elaine Cátia Falcade. O início da escolarização primária no final do século XIX em dois núcleos coloniais italianos. Educ. Puc. [online]. 2009, n.27, pp.109-118. ISSN 1519-3993.
Este artigo aborda a maneira como ocorreu o processo de escolarização primária nas colônias italianas de Alfredo Chaves no Paraná e de São Caetano em São Paulo no final do século XIX e início do século XX; analisa as iniciativas de abertura das primeiras escolas, identifica seus professores, alunos, condições de funcionamento e conflitos, e questiona o interesse desses imigrantes pelo ensino institucionalizado. Embora os dois núcleos coloniais tenham passado pelo crivo de uma política provincial diferenciada, alguns aspectos da colonização, organização e formação econômica, social e cultural apresentaram similaridades. As fontes utilizadas neste estudo compõem-se dos mais variados documentos encontrados nos acervos dos arquivos públicos dos citados Estados. Conclui-se que esse processo representou aspectos que explicam a motivação pelo ensino institucionalizado: a escola foi um elemento fundamental na integração dos imigrantes na sociedade.
Palabras clave : Escolarização Primária; Imigrantes; Núcleos Coloniais.