Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação PUC-Campinas
versión impresa ISSN 1519-3993
Resumen
SEMIM, Gabriela Maschio; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e y CORREA, Adriana Kátia. Percepção de estudantes de enfermagem sobre o uso do portfólio reflexivo. Educ. Puc. [online]. 2010, n.29, pp.174-187. ISSN 1519-3993.
No ensino de graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, é utilizado o Portfólio Reflexivo como instrumento de avaliação. O objetivo deste trabalho foi compreender a percepção do estudante sobre o uso do portfólio reflexivo para a avaliação do aprendizado. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou a técnica de grupo focal com sete estudantes do terceiro ano de bacharelado. Pela análise temática foram construídos temas: construção do portfólio pelo aluno; acompanhamento da construção do portfólio pelo professor e processo de avaliação - o valor (nota) atribuído ao portfólio. Apesar das dificuldades contextuais e pedagógicas, o portfólio reflexivo se mostra como instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem, sendo importante que isso sensibilize os docentes para a troca de experiências/conhecimentos e construção de modos de fazer que potencialize a avaliação formativa.
Palabras clave : Ensino; Avaliação; Portfólio Reflexivo.