Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação PUC-Campinas
versión impresa ISSN 1519-3993
Resumen
GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Entre o espaço de ensino e a formação docente: práticas de leitura e escrita. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.02, pp.211-222. ISSN 1519-3993.
Com o propósito de compreender e analisar as práticas de leitura e escrita eleitas como prioridade no auxílio à alfabetização, este trabalho apresentará algumas atividades cotidianas que acompanham ações pedagógicas, as quais propiciam a identificação e denominação de um dado espaço físico como ambiente alfabetizador. Diante disso, esta pesquisa se constrói a partir da observação e análise de imagens selecionadas de diferentes materiais gráficos, escritos ou confeccionados, presentes nas salas de aula de séries iniciais do Ensino Fundamental, em escolas municipais, estaduais e particulares. Partindo do pressuposto de que a docência como profissão demanda uma aprendizagem de conhecimentos específicos, contíguos a sua articulação e aplicabilidade, é possível questionar como se procede à formação de saberes dos professores, nas séries iniciais, em relação à constituição de um espaço de ensino.
Palabras clave : Espaço de Ensino; Formação Docente; Práticas de Leitura e Escrita.