Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação PUC-Campinas
versión impresa ISSN 1519-3993
Resumen
ANDRADE, José Antônio Araújo. O papel das narrativas na aprendizagem da docência: um enfoque no aspecto das interações humanas. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.03, pp.311-326. ISSN 1519-3993.
Neste artigo, o objetivo principal foi analisar algumas das contribuições de um trabalho de formação compartilhada entre uma professora de Matemática da educação básica e futuros professores, estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática, ao desempenharem suas atividades de estágio supervisionado. Optou-se por investigar essa experiência de trabalho compartilhado a partir de narrativas, por acreditar ser pelo próprio sujeito que se pode perceber a sua aprendizagem. Procurou-se analisar e discutir aspectos que mostram a docência como uma atividade essencialmente permeada por interações humanas. Nesse sentido, foi dado enfoque a um dos elementos da aprendizagem dos estagiários com a professora-supervisora: o planejamento na gestão curricular em Matemática.
Palabras clave : Aprendizagem da Docência; Desenvolvimento Profissional; Estágio Supervisionado; Formação (Com)Partilhada de Professores.