Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação PUC-Campinas
versión impresa ISSN 1519-3993
Resumen
VASQUES, Carla Karnoppi. Formas de conhecer em educação especial: o diagnóstico como escudo e lista. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.1, pp.51-59. ISSN 1519-3993. https://doi.org/10.122015/edupuc377112855.
O presente texto tem por tema as relações entre saúde e educação. Por recorte, aborda o diagnóstico psicopatológico e seus efeitos no atual conhecimento em educação especial. A partir do diálogo com o livro de Umberto Eco, A vertigem das Listas, compreende-se que as racionalidades oscilam entre uma lógica circular - na qual a nomeação espelha o real que ela diz revelar -, e uma lógica não-toda, ou seja, na impossibilidade de tudo saber, só resta listar, catalogar, enumerar. São diferentes posições enunciativas que imprimem percursos escolares também diversos, cifrando destinos distintos para o conhecimento produzido em educação especial, bem como para alunos, escolas e professores.
Palabras clave : Diagnóstico; Educação especial; Lógica diagnóstica.