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Revista de Educação PUC-Campinas
versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870
Resumen
VENANCIO, Magda Machado Ribeiro y SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial docente. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp.175-189. ISSN 2318-0870. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a3648.
Este artigo apresenta uma pesquisa de doutoramento de caráter interventivo. Adota-se o aporte teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural como objetivo de investigar se atividades cujas bases incluem a ética e a estética ampliam a visão dos estudantes sobre a dimensão humanizadora da docência e conduzem à docência crítica. Participaram 30 alunas do quinto semestre do curso de Pedagogia em faculdade privada no interior de São Paulo. Recorreu-se às materialidades artísticas mediadoras como instrumento psicológico promotor dereflexões críticas. Os dados foram obtidos em quatro situações interventivas por meio de desenhos e textos produzidos pelas participantes. Registrou-se em Diário de Campo as observações das situações que envolveram o uso das materialidades. A leitura do material e dos Diários de Campo resultou em informações agrupadas em núcleos de significação, possibilitando a aproximação dos sentidos sobre a docência e o trabalho docente, configurados pelas participantes. A pesquisa revelou a prevalência da afetividade no modo de conceber a docência; que a docência ainda é vista como missão, acolhendo a dor e atenuando a exclusão social. Evidenciou a apropriação sem reflexões críticas do discurso oficial da educação para justificar a importância da educação escolar e valorizar a escolha da docência.
Palabras clave : Docência crítica; Formação de professores; Humanização; Psicologia da educação.