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Revista de Educação PUC-Campinas
versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870
Resumen
BRONDANI, Renata Petry y ARPINI, Dorian Mônica. Experiências escolares de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.1, pp.73-88. ISSN 2318-0870. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4228.
Considerando a importância do ambiente escolar na trajetória de vida de adolescentes e a relevância atual da temática do cumprimento de medidas socioeducativas no país, o presente estudo buscou compreender as experiências escolares anteriores de seis jovens que se encontravam cumprindo a medida socioeducativa de semiliberdade. A pesquisa foi desenvolvida em uma unidade de execução dessa medida, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com adolescentes do sexo masculino. Foi possível constatar que, nos contextos de vulnerabilidade que permeiam as trajetórias de vida dos adolescentes entrevistados, a experiência escolar mostrou-se empobrecida, atravessada por situações de evasão, defasagem escolar e infrequência, assim como por baixa participação e incentivo familiar. Os adolescentes referem pouco envolvimento de seus pais e/ou familiares no contexto escolar, revelando, muitas vezes, dificuldades nesse aspecto. Com isso, compreende-se ser primordial que a escola, por meio de relações empáticas, possibilite a construção de novos referenciais aos adolescentes que apresentem pouca vinculação e investimento escolar, sobretudo quando em cumprimento de medida socioeducativa, visto que esta pode disparar preconceitos e estereótipos que precisam ser superados.
Palabras clave : Adolescente em conflito com a lei; Escola pública; Relação escola-família.