Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação, Formação e Tecnologias
versión On-line ISSN 1646-933X
Resumen
FARIA, Paulo. Integração curricular das tecnologias educativas no ensino da língua Portuguesa: um blogue para desenvolver a leitura e a escrita. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2008, vol.01, n.02, pp.11-20. ISSN 1646-933X.
Resumo: A integração de ferramentas digitais na sala de aula na era da web 2.0 diversifica os recursos, permite a colaboração entre pares, confere centralidade ao aluno e proporciona-lhe um enriquecimento disciplinar, transdisciplinar e cívico. Para isso, é indispensável uma planificação adequada dos recursos a utilizar e da sua articulação transparente com os conteúdos. Neste contexto, e com a brevidade característica de um artigo: i) reconhecemos a importância de uma alteração dos quadros teóricos e metodológicos no processo ensino-aprendizagem, ao nível do desenvolvimento de competências básicas no domínio da Língua Portuguesa; ii) apresentamos o blogue Língua Portuguesa salientando a sua contribuição para aumentar e melhorar a leitura e escrita de alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico.
Palabras clave : Língua Portuguesa; Blogue; Ferramentas Digitais; Literacias; Escrita; Leitura; Avaliação; Colaboração.