Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
El espacio europeo de educación superior y su impacto en la evaluación del proceso enseñanza-aprendizaje. ETD [online]. 2007, vol.09, suppl., pp.50-67. ISSN 1676-2592.
O chamado processo de Bolonha tem sido discutido na universidade européia como sendo um interessante processo de transformação e convergência. A adoção do novo modelo educativo que se propõe baseado no domínio de competências traz importantes desafios e exige não só revalorizar o trabalho docente universitário, como também articular propostas formativas que potenciem sua formação pedagógica e seu desenvolvimento profissional. O artigo analisa de forma criticas deficiências que apresenta o atual modelo de avaliação na educação superior e o impacto que a adoção deste novo discurso sobre competências tem na avaliação do processo de ensino aprendizagem, prestando atenção aos perigos que supõe sua teoria na pratica e incidindo nas possibilidades de melhoria que oferece. O artigo se propõe a clarear algumas das chaves que ajudam a otimizar os processos de avaliação e incrementar sua qualidade, entendida esta como um compromisso da Instituição e do docente universitário com o desenvolvimento do processo de avaliação mais integral e vinculados com a melhoria.
Palabras clave : Educação Superior; Avaliação de Professores; Avaliação.