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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
ARAUJO, Ulisses F.. A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. ETD [online]. 2011, vol.12, n.03, pp.31-48. ISSN 1676-2592.
Este artigo discute os movimentos de evolução da educação nos últimos séculos, buscando demonstrar como movimentos de democratização e universalização do acesso ao ensino promoveram a inclusão de todas as pessoas nos processos educativos. A escola, tal como a conhecemos, estruturada nos séculos XVIII e XIX sob princípios de exclusão e homogeneização, não parece estar dando conta das demandas de uma educação inclusiva, o que vem impactando as metas de qualidade do conhecimento almejadas pelas sociedades contemporâneas. Esse impasse vem demandando uma reinvenção da educação, que envolve transformações nos conteúdos, na forma e nas relações entre docentes e discentes dentro dos espaços educativos. Como exemplo de caminhos a serem seguidos para reinventar a educação, apresenta-se a estrutura de um curso de especialização que articula metodologias ativas de aprendizagem com novas e diversas Tecnologias de Informação e Comunicação e a preocupação com a ética pessoal e profissional.
Palabras clave : Inclusão Social; Revolução Educacional; Aprendizagem Baseada em Problemas; Tecnologias de Informação e Comunicação.