Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
MARQUES, Danielle Vieira Aquino y MULLER, Fernanda. Experiências com blog na pesquisa e na formação inicial de professoras de educação infantil. ETD [online]. 2012, vol.14, n.01, pp.43-61. ISSN 1676-2592.
O artigo aborda o uso de novas tecnologias na pesquisa e na formação inicial de professoras de Educação Infantil no Curso de Pedagogia. Apresenta o percurso para a escolha e utilização do blog como instrumento de registro e documentação dos dados durante o período de estágio supervisionado na Educação Infantil. Seu objetivo é apresentar a análise de dados armazenados em um blog, sobretudo os registros de três alunas que participaram do programa de residência pedagógica. A análise dos dados evidencia as principais categorias de interesse e preocupação das alunas durante o estágio supervisionado na creche: crianças, rotina, planejamento, espaço. O blog favoreceu a aprendizagem de aspectos essenciais da Educação Infantil e mostrou-se como ferramenta importante tanto para a formação inicial de professoras na Educação Infantil, quanto para a pesquisa.
Palabras clave : Formação Inicial de Professores; Educação Infantil; Prática Pedagógica; Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC); Blog.