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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
BRITO, Maria dos Remédios de. O pensamento marginal da além-formação como traçado da diferença. ETD [online]. 2012, vol.14, n.01, pp.216-234. ISSN 1676-2592.
O presente artigo objetiva pensar a ideia de formação a partir da perspectiva da filosofia da diferença: o texto mobiliza uma crítica à ideia de formação compreendida ao longo da tradição clássica e toma, por meio das inferências de Nietzsche e Deleuze, uma ideia de além-formação. Esta é compreendida para além dos pressupostos identitários e festeja a transversalidade, a singularidade, o fluxo e a intensidade. Essa perspectiva exercita uma espécie de movimento turbilhonar que não aceita a representação do mero instalado, mas marca o corpo na imanência do acontecimento diferencial que se caracteriza pela aventura da sua existência. Como um corpo que sente e que luta e labuta no eterno jogo de criação. Assim, o grande acontecimento se configura pelo movimento, e o aprendizado se faz na sua própria instalação de si, exercendo a multiplicidade, a inocência da criação. Sem determinações ou enclausuramentos. Essa formação pensa a transformação em toda sua potência de vida.
Palabras clave : Gilles Deleuze, 1925-1995; Friedrich Nietzsche, 1844-1900; Formação Clássica; Diferença (Filosofia).