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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
SANTOS, Maria Emanuela Esteves dos. Educação e alteridade: deslocamentos de Arlequim a Pierrô. ETD [online]. 2012, vol.14, n.01, pp.251-267. ISSN 1676-2592.
A proposta deste artigo é refletir sobre educação e alteridade a partir da filosofia de Michel Serres, que, por ser um filósofo das relações, fornece elementos instigadores e desafiantes. Consideramos que a educação só se efetiva em circunstâncias em que há uma acolhida real ao diferente; isto é, a diferença, nesta perspectiva, é condição fundamental de todo ato educativo. Para pensar a educação, assim compreendida, o principal referencial deste artigo é a obra Filosofia mestiça, de Michel Serres, mais precisamente, o prólogo da obra, no qual o filósofo apresenta a história de Arlequim, aquele que no final se transforma em Pierrô. Com Arlequim, Serres leva a pensar a acolhida ao diferente, através da multiplicidade, do multicor e da mestiçagem, elementos constituintes desse personagem multifacetado. Porém, o processo educativo não termina aí. Ao final, a resultante das tantas marcas impressas pelos diferentes encontros é a soma branca, isto é, Arlequim se transforma em Pierrô. É na passagem de Arlequim a Pierrô que a educação, enquanto relação com a alteridade, se evidencia em Filosofia mestiça. Este trabalho se propõe, pois, a pensar as condições de uma acolhida hospitaleira à diferença.
Palabras clave : Michel Serre, 1930; Educação; Alteridade.