Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
COSTARDI, Gabriela Gomes. A educação apesar da diferença. ETD [online]. 2012, vol.14, n.01, pp.268-280. ISSN 1676-2592.
Este artigo abordará as concepções presentes na obra de Freud a respeito da educação, sob o enfoque da relação desta com a diferença. A educação foi tratada por ele, tanto a partir de uma proposta de profilaxia das neuroses quanto numa proposta de renúncia pulsional, e pretendemos pensar sobre as consequências que podem ser extraídas dessas posições, tendo como centro da reflexão o conceito de pulsão de morte. Nessa perspectiva, lançaremos mão de conceitos da psicanálise lacaniana para debater a questão da diferença, numa referência à problemática das relações entre linguagem e real. Retomaremos brevemente o percurso de Lacan, desde a primazia do simbólico até a formulação do conceito de objeto, para, então, problematizarmos a diferença a partir dos diversos laços sociais propostos por ele.
Palabras clave : Educação; Diferença; Psicanálise; Repressão.