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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
MARQUES, Sílvio César Moral. Bentham e a educação: um projeto social. ETD [online]. 2013, vol.15, n.01, pp.01-15. ISSN 1676-2592.
No século XIX, os teóricos da teoria utilitarista pretendiam a reforma da sociedade através da adoção do princípio da “maior felicidade para o maior número” (princípio da utilidade), conforme fora proposto por Jeremy Bentham; este autor também preconizou a educação como um dos meios para atingir estas mudanças sociais. Neste artigo buscam-se reconstruir pressupostos centrais da teoria benthamita expressos em alguns textos, quais sejam, A fragment on the government, Introduction to the principles of morals and legislation e Panopticon, os quais culminam no projeto educacional sinalizado na obra Chrestomathia, explorando-os no que se refere aos objetivos pedagógicos de Bentham. A metodologia utilizada consiste na revisão biblio-historiográfica. Os resultados e as conclusões indicam que o projeto educacional de Bentham ainda não foi suficientemente analisado por autores posteriores, apesar de sua influência.
Palabras clave : Jeremy Bentham; Filosofia da Educação; História da Educação.