Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
NOGUEIRA, Márcia Gonçalves y PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Cultura digital jovem: as TIMS invadem as periferias, e agora?. ETD [online]. 2014, vol.16, n.02, pp.60-78. ISSN 1676-2592.
O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão da literatura sobre Cultural Digital Jovem e as transformações provocadas pela disseminação das Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e Sem FIO (TIMS) nas periferias da região metropolitana do Recife. Para tanto, buscamos identificar como jovens de periferia, estudantes do ensino médio de uma escola pública, vivenciam a Cultura Digital) em diferentes espaços sociais, entre eles a escola, palco de muitas tensões e conflitos geracionais e de linguagem quanto ao uso social e cultural desses dispositivos móveis. Destacamos algumas abordagens teóricas relativas ao fenômeno da comunicação móvel e o conceito de Cultura Digital, adotado neste trabalho. Propondo uma reflexão sobre o papel da escola no atual contexto social de constantes transformações culturais e multimodalidade linguística da era digital. E, por fim, apresentamos um exercício de olhar sobre as Culturas Juvenis, a partir de diferentes teóricos, para melhor compreender os múltiplos trânsitos percorridos pelos jovens pesquisados para se expressar e dar sentido às suas produções audiovisuais, mediadas pelas TIMS. Essa discussão teórica foi utilizada na dissertação de mestrado em Educação Matemática e Tecnológica de uma das autoras. Assim sendo, esperamos contribuir para novas pesquisas sobre Cultura Digital jovem em contexto de periferia.
Palabras clave : Cultura Digital Jovem; Cultura Escolar; Jovens de Periferia; Produção Audiovisual.