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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
JACOMETTI, Márcio; BLASIUS, Luciano; POLIDO, Márcio José y ANDRADE, Murilo Martins de. Até que ponto o bullying influencia o aumento da demanda por educação de jovens e adultos?. ETD [online]. 2014, vol.16, n.02, pp.118-137. ISSN 1676-2592.
Este artigo tem por objetivo descrever o processo de bullying que ocorre nas escolas como possível causa da evasão escolar e do aumento da demanda por Educação de Jovens e Adultos (EJA) observada no contexto educacional brasileiro atual, de modo a buscar uma resposta ao questionamento aventado. Trata-se de um ensaio teórico-empírico descritivo, que utiliza fontes secundárias e a experiência de vida dos pesquisadores sobre bullying para compor a análise. Evidenciou-se que a escola pública está longe de ser um espaço democrático, sendo muitas vezes um ambiente hostil que desestimula a permanência dos alunos no ensino regular. Por outro lado, existem muitos educadores preocupados em consolidar a escola como um local de bem-estar, que combate a violência e forma novos cidadãos, visualizando a EJA como uma forma de reverter o processo de evasão e bullying. A partir dessas constatações, o artigo explora possíveis causas da evasão e da demanda pela EJA e recomenda novas pesquisas para esclarecer essas questões e as consequências do processo de bullying.
Palabras clave : Bullying; Evasão Escolar; Educação de Jovens e Adultos; Demanda.