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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
SILVA, Andréa Villela Mafra da y MELO, Keite Silva de. OcupaISERJ: estratégias comunicacionais do movimento de ocupação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. ETD [online]. 2017, vol.19, n.1, pp.119-140. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647817.
O artigo se propõe a apresentar a percepção de três alunas, oriundas dos segmentos do ensino médio e ensino superior, sobre o movimento de ocupação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj). O método utilizado neste texto, de cunho qualitativo, está fundamentado em entrevistas individuais que foram realizadas por meio de questões semiestruturadas, configurando um estudo de caso. Enquanto mobilização estudantil do Iserj, a ocupação é uma ação político-educacional que emerge dos alunos, como medida de enfrentamento às políticas do governo do Estado do Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2016. Concluímos que durante a ocupação do Iserj o protagonismo dos estudantes desenvolvendo atividades culturais, somados à autogestão discente, superou as expectativas diante da complexidade deste movimento em que coabitaram alunos de segmentos distintos. Ademais, trouxe à comunidade do Iserj novas aprendizagens por meio das assembleias e decisões coletivas que, de alguma forma, contribuíram com o ativismo político dos estudantes.
Palabras clave : Movimento de Ocupação; Autogestão Discente; Ativismo Político; Políticas Educacionais.