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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
SCHILLING, Flávia Inês. Mediação de conflitos, justiça restaurativa: caminhos para uma escola mais justa?. ETD [online]. 2018, vol.20, n.2, pp.325-342. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650506.
Apresentaremos alguns resultados da pesquisa Justiça, direitos humanos e violência: a escola justa e as práticas da justiça restaurativa, no marco do projeto Justiça e Educação1, uma política pública da SEE/São Paulo, que propõe, entre outras medidas, a formação de professores mediadores e a justiça restaurativa nas escolas. Realizamos um estudo da política, uma revisão bibliográfica e aplicamos questionários e entrevistas com professoras(es) mediadoras(es). As perguntas sobre o que seria o "justo" foram: uma escola com as relações escolares judicializadas seria uma escola mais justa? A formalização das práticas de justiça leva a mais justiça? O professor justo é aquele que recebeu o título de professor mediador? Os resultados nos mostram os dilemas de uma política hesitante e o difícil lugar que estes professores ocupam nas escolas.
Palabras clave : Justiça; Direitos Humanos; Escola Justa; Mediação; Violência.