Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
SILVA, Messias Furtado y TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl. EDUCAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA: ANÁLISE DO DISCURSO DO INDÍGENA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NÃO INDÍGENA NA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.1036-1058. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650072.
Neste artigo mobilizamos recursos de análise do discurso para investigar como indígenas de dois povos (Gavião e Surui Aikewara) percebem o papel do professor não indígena em sua formação acadêmica, visando compreender como estes veem a intervenção do professor, formado em outra cultura, com jeito de ser e viver diferente, em sua cultura. Analisamos, a partir de uma questão geradora, como o indígena percebe a relação indígena-não indígena na formação do professor indígena. Os resultados evidenciam o quanto o indígena valoriza a interculturalidade pautada no respeito e reconhecimento dos saberes de cada povo.
Palabras clave : Interculturalidade; Educação indígena; Formação de professores.