Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
NASCIMENTO, Wagner Roberto Dias; SALVIATO-SILVA, Ana Cristina y AGLI, Betânia Alves Veiga Dell’. O DESEMPENHO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp.182-201. Epub 24-Oct-2018. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651482.
O objetivo deste artigo é analisar a percepção que os universitários têm sobre a utilização de recursos de tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) para sua aprendizagem. Participaram do estudo 308 alunos de um curso presencial em uma universidade pública brasileira. Foi utilizado um questionário online como instrumento de coleta, em que seus dados foram analisados com uma abordagem quantitativa. Identificou-se que a tecnologia digital de informação e comunicação foi percebida como grande apoiadora nos estudos, porém havia alta heterogeneidade de sua apropriação nos estudos por calouros ou veteranos e mais da metade indicava que raramente ou nunca recebiam incentivo dos professores para a utilizarem. A apropriação desse recurso pode ampliar o desempenho acadêmico e reduzir a evasão escolar.
Palabras clave : Educação Superior; Tecnologia Educacional; Evasão Escolar.