SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2CEGUERA Y CONCEPTUALIZACIÓN EN CIENCIAS: LA PERCEPCIÓN DE PROFESORES Y ALUMNOS DE LA EDUCACIÓN BÁSICAARTE, VERDAD Y INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

NEVES, Júlia Guimarães; KRUGERRIDIANA DE LIMA GOMES  y  FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. ENSAIO SOBRE O COMPORTAMENTO: ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.459-478.  Epub 19-Sep-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651314.

Este ensaio, de natureza teórica, revisita conceitos formulados por destacados pesquisadores vinculados aos estudos sobre o comportamento: Ivan Pavlov, John Watson e Burrhus Frederic Skinner. Transitamos pelo estudo do comportamento de base científica, filosófica e, com especial destaque, adentramos na relação comportamento e educação. Ao revisitarmos as concepções do referidos os autores, refletimos sobre as apropriações e transferências que foram realizadas entre o que foi produzido no terreno do comportamentalismo e o que foi vivenciado como abordagem comportamentalista da educação. O ensaio mostra como a produção teórica sobre o comportamento constituiu justificativa para a tendência tecnicista, que vivenciou o seu auge em território brasileiro nas décadas de 1960 e 1970. Não obstante dos fins educacionais vivenciados na referida época, o ensaio aponta as contribuições atemporais dos autores citados e daquilo que produziu e permanece produzindo formas de conhecer o humano, as suas interações e as ações no e com o mundo.

Palabras clave : Comportamentalismo; Educação; Pedagogia Tecnicista.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )