Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
NASCIMENTO, Ivany Pinto y NASCIMENTO, Lourival. JOVENS CEGOS TATEANDO OS SEUS PROJETOS DE VIDA UM ESTUDO SOBRE SUAS REPRESENTAÇÕES. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp.716-738. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657625.
O artigo objetiva apresentar os resultados parciais do estudo desenvolvido no período de 2017 a 2018, com os seguintes questionamentos: como os jovens com cegueira que moram na Amazônia paraense, região Norte do País, compartilham conhecimentos sobre seus Projetos de Vida e qual a importância que atribuem à escola para a realização desses projetos? Trata de uma pesquisa de abordagem processual, do campo teórico e metodológico das Representações Sociais. O instrumento utilizado foi a entrevista com roteiro preestabelecido em forma de temáticas sobre o projeto de vida. Os sujeitos entrevistados foram 10 jovens cegos estudantes, distribuídos igualmente entre jovens do sexo feminino e jovens do sexo masculino na faixa etária entre 15 a 29 anos, vinculados a Unidade Técnica Educacional Especializada José Álvares de Azevedo (UTES JAA). A Análise de Conteúdo de Bardin (1997) foi utilizada para identificar o pensamento consensual de jovens cegos sobre seus projetos de vida. Os resultados parciais apontam o seguinte: que as representações sociais refletem as imagens e os significados sobre o projeto de vida que transitam entre Educação, Trabalho; que a escola, sem ressignificar a racionalidade com a qual materializa o processo de ensino-aprendizagem, passa a representar um obstáculo tanto na inclusão escolar quanto na realização de seus projetos de vida.
Palabras clave : Juventude; Diversidade; Representações.