Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
LESSA, Bruna; LEITAO, Débora y SILVA, Tamiris. TECNOLOGIA DIGITAL E EDUCAÇÃO CONTINUADA: O PROJETO DE EXTENSÃO SALA ABERTA EM TEMPOS PANDÊMICOS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp.171-186. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8664912.
Trata-se de um relato de experiência sobre o Projeto de Extensão Sala Aberta, vinculado ao Instituto de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia, durante o período de pandemia do novo coronavírus Sars- Cov-2. O Projeto tem como objetivo potencializar a aproximação entre a Universidade e a comunidade externa, de forma a fomentar a integração, o debate e a consciência crítica para questões sociais, culturais e educacionais, de forma a possibilitar a educação continuada. Como metodologia, utilizou-se dispositivos de informação e comunicação para mediação das ações do Projeto, tais como o Youtube e o Facebook para transmissão das lives, via StreamYard; o Instagram, Facebook e e-mails para marketing e conteúdo digital das atividades propostas, que incluíram palestras, oficinas, entrevistas com autores, e séries temáticas. Como resultado, esta ação extensionista alcançou mais de 12 mil visualizações nas transmissões ao vivo, além do engajamento do público e criação de uma rede de informação sobre assuntos de interesse dos campos do conhecimento em debate. A experiência ressalta a importância de ações inovadoras na educação, sobretudo, quando há distanciamento físico e social, utilizando tecnologias e a internet, de forma consciente, para promover a troca de experiências e permitir maior visibilidade dos conteúdos de ensino, pesquisas e extensão, além de iniciativas de boas práticas desenvolvidas no contexto pandêmico.
Palabras clave : Projeto Sala Aberta; Educação continuada; Extensão universitária; Ciência da informação.