1 INTRODUÇÃO
A literatura sobre pesquisa em educação é muito abrangente e diversificada. Este domínio temático visa investigar as práticas educacionais, os seus efeitos na aprendizagem e o estudo dos problemas educacionais (GREEN, 2010; JOHANNIGMEIER, RICHARDSON, 2008; LANGEMANN, SCHULMAN, 1999). O foco da pesquisa educacional é a educação que ocorre nos sistemas educacionais e sua eficácia. O campo da educação gira em torno de cinco grandes áreas que determinam sua eficácia (PONCE, PAGÁN-MALDONADO, 2017): (a) práticas educacionais, (b) aprendizagem dos alunos, (c) dinâmica social da educação, (d) os problemas da educação e (e) a gestão das instituições educacionais para direcionar o papel do professor para a realização das metas e objetivos educacionais.
Contudo, o surgimento do novo coronavírus, conhecido como Covid-19, e a declaração da pandemia pelo Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), em março de 2020, obrigaram os governos de diversos países a determinar que as instituições interrompessem o ensino presencial para a maioria de seus estudantes, exigindo que eles mudassem, quase da noite para o dia, para o ensino online e a educação virtual (DANIEL, 2020). Este se tornou o maior desafio que os sistemas nacionais de educação já enfrentaram.
Com a obrigação de manter as atividades pedagógicas, as instituições educacionais em todo o mundo passaram a enfrentar dois grandes desafios: manter ou interromper as aulas e dar continuidade ao aprendizado. Para mitigar o impacto direto do vírus e prevenir a depressão psicológica dos estudantes, as instituições de ensino iniciaram o ímpeto de educá- los através de diferentes meios e modalidades com base nos recursos humanos e materiais disponíveis no contexto. Inúmeras instituições optaram por manter seus estudantes em casa, obrigando-as a organizar uma variedade de alternativas de e-learning para auxiliar e garantir que a programação acadêmica fosse cumprida (PAUDEL, 2021).
Diante desse cenário totalmente novo e inesperado, transformações profundas ocorreram nos ambientes escolares. O objetivo deste artigo é identificar os temas de pesquisa em educação durante a pandemia, a partir de pesquisa bibliográfica na base Web of Science (WoS) e de análise de redes bibliométricas de coocorrência de palavras-chave e de cocitação de referências citadas. A escolha da base WoS se baseou na existência do filtro da categoria pesquisa eduacional, o que facilitou a delimitação dos documentos relativos ao foco da pesquisa. Portanto, a questão de pesquisa é: como a pandemia da Covid-19 influenciou a evolução da pesquisa em educação?
2 METODOLOGIA
A popularização da bibliometria, na concepção de um campo de estudo, ocorreu em 1969 por Alan Pritchard. A bibliometria é a aplicação de métodos matemáticos e estatísticos para analisar a comunicação escrita de uma determinada área (PRITCHARD, 1969). A análise bibliométrica contempla o desenvolvimento de padrões e modelos matemáticos para medir os processos, bem como o uso de seus resultados para elaborar previsões e apoiar a tomada de decisão.
Uma rede bibliométrica consiste em grafos que compreendem: nós (unidades de análise) e arestas (tipos de análises). Os nós podem ser publicações, periódicos, pesquisadores, países, organizações ou palavras-chave. As arestas indicam relações entre pares de nós. Os tipos de relações mais comumente estudados, que empregam métodos bibliométricos, compreendem as de citação, de coocorrência de palavras-chave e de coautoria. No caso das relações de citação, uma distinção adicional pode ser feita entre as relações de citação direta, de cocitação e de acoplamento bibliográfico (MORESI; PIEROZZI JÚNIOR, 2019).
Com base em práticas metodológicas estabelecidas e na literatura sobre bibliometria, Zupic e Cater (2014) propuseram diretrizes de fluxo de trabalho recomendadas para a pesquisa de mapeamento científico utilizando os métodos bibliométricos. Eles não pretenderam apresentar um guia detalhado de instruções, mas uma visão geral do processo com as opções disponíveis aos pesquisadores (métodos, bancos de dados, software, entre outros) e as decisões a serem tomadas em cada estágio da pesquisa.
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise bibliométrica da pesquisa em educação no período de pandemia, para responder à questão de pesquisa, explorando a análise de redes de coocorrência de palavras-chave dos autores e de cocitações de referências citadas. Para isso, foram utilizados os métodos de pesquisa bibliométrica (ZUPIC, CATER, 2014) e de análise de redes (NEWMAN, 2009; VAN ECK, WALTMAN, 2010; WALTMAN, VAN ECK, NOYONS, 2010).
A partir desse referencial Zupic e Cater (2014), esta pesquisa seguiu as seguintes etapas: desenho da pesquisa com a definição do objetivo e a expressão de busca; escolha das unidades de análise – palavras-chave e referências citadas; escolha do tipo de análise - redes de coocorrência de palavras-chave e de cocitações de referências citadas; seleção da base WoS para a pesquisa bibliográfica e a recuperação de informações; escolha do software VOSviewer (VAN ECK, WALTMAN, 2021) para gerar as redes de coocorrência de palavras- chave e de cocitações de referências citadas; elaboração do tesauro do VOSviewer para controle do vocabulário e normalização das referências bibliográficas; obtenção das redes de coocorrência de palavras-chave e de cocitações de referências citadas, com o controle do vocabulário e a normalização das referências bibliográficas; escolha do software Gephi (BASTIAN, HEYMANN, JACOMY, 2009) para o cálculo das métricas de análise de redes – grau médio, classes de modularidade e centralidade de autovetor; identificação dos termos mais relevantes e das referências com maiores centralidades de autovetor; visualização e interpretação dos resultados da rede de coocorrência de palavras-chave utilizando o software yEd (YWORKS, 2021).
3 RESULTADOS DA PESQUISA
O mapeamento científico com métodos bibliométricos é útil principalmente para ajudar os pesquisadores a explorar rapidamente a estrutura de uma área científica e introduzir rigor e transparência no processo de revisão da literatura. Cabe ressaltar que esses métodos não substituem a leitura extensiva e a síntese da literatura, mas antes podem fazer parte de uma fase exploratória para a seleção de uma amostra relevante de documentos, considerada como a que melhor pode contribuir para alcançar o objetivo da pesquisa. A bibliometria pode conectar, de forma confiável, publicações, autores ou periódicos; identificar substratos de pesquisa; e produzir mapas de pesquisas publicadas, mas cabe ao pesquisador possuir conhecimento sobre a área científica para interpretar as descobertas - que é a parte difícil (MORESI; PIEROZZI JÚNIOR, 2019).
A pesquisa bibliográfica foi realizada na base WoS utilizando a expressão de busca: coronavirus OR "corona virus" OR "2019-nCoV" OR "SADS-CoV" OR "SARS-CoV" OR "MERS- CoV" OR "Severe Acute Respiratory Syndrome" OR "Middle East Respiratory Syndrome" OR "covid-19". A pesquisa resultou em 158390 documentos. Esta expressão de busca teve a finalidade de ser a mais abrangente em relação ao tema coronavírus.
Como a base WoS possui uma categorização das áreas de pesquisa, foi selecionado o filtro - Education Educational Research, resultando em 2013 documentos. Um novo filtro foi aplicado para delimitar os documentos aos tipos: articles, early access, review e proceedings paper. A delimitação resultou em 1856 documentos, do período de 2003 a 2021, cuja evolução é apresentada na Figura 1. Observa-se, que no período de 2003 a 2019, a quantidade de publicações era quase inexistente, totalizando 14 documentos.
No passado recente, três doenças transmitidas por coronavírus ocorreram em nível mundial: a SARS (síndrome respiratória aguda grave) que surgiu no final de 2002 e desapareceu em 2004; a MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio), que surgiu em 2012 e permanece em circulação nos camelos; a COVID-19, que surgiu em dezembro de 2019 na China e ainda está circulando (MORESI, PINHO, 2020). A SARS e a MERS não motivaram a comunidade científica no desenvolvimento de pesquisa sobre os impactos na educação. Contudo, a Covid-19 teve muito impacto, com um aumento expressivo no número de publicações. Em 2020 foram publicados 890 documentos e, em 2021, já são 952. No próximo item será apresentada a análise da rede de coocorrência de palavras-chave dos autores.
3.1 Rede de coocorrência de palavras-chave
As redes de coocorrências de palavras-chave são obtidas a partir da extração de termos do título e do resumo de um documento ou da lista de palavras-chave fornecidas pelos autores de uma publicação. O número de ocorrências simultâneas de duas palavras-chave corresponde à quantidade de publicações nas quais elas ocorreram no título, no resumo ou na lista de palavras-chave (VAN ECK, WALTMAN, 2014). Neste artigo, foram utilizadas as palavras-chave dos autores para a obtenção da rede de coocorrência.
A rede de coocorrência de palavras-chave foi gerada utilizando o software VOSviewer (VAN ECK; WALTMAN, 2021). Os metadados foram lidos e selecionada a opção de coocorrência de palavras-chave do autor. Sem o controle do vocabulário, com um mínimo de 2 ocorrências para cada par de palavras-chave, foi obtida uma rede de coocorrência com 860 nós, 8 comunidades, cada uma com pelo menos 50 nós, e 5674 arestas. Cada nó representa uma palavra-chave citada pelos autores do documento. Contudo, o VOSviewer oferece uma opção de criar um arquivo de texto para realizar o controle do vocabulário, ou seja, a substituição e a exclusão de palavras-chave. Trata-se de uma interpretação qualitativa das palavras-chave incluídas pelos autores nos metadados de cada documento. Com essa opção do controle do vocabulário, a rede resultante possui 635 palavras-chave, 6 comunidades e 3334 arestas.
A Figura 2 apresenta a visualização da rede de coocorrência de palavras-chave dos autores. Algumas palavras-chave se destacam na rede: covid-19, online learning, remote learning, remote teaching, childhood education, distance learning, distance education, online education, entre outras. Observa-se o destaque para a palavra-chave Covid-19, que é o tema central da pesquisa bibliográfica original.
Como apontado anteriormente, houve um grande interesse da comunidade científica em produzir conhecimento sobre o tema devido à pandemia. A escala temporal da Figura 2 varia de 2020 a 2021, o que reforça a importância da pesquisa científica sobre o tema.
A rede foi exportada em formato GML para ser recuperada no Gephi (BASTIAN; HEYMANN; JACOMY, 2009), de modo a serem calculadas as métricas de redes: grau médio, modularidade de classe e centralidade de autovetor. A centralidade de autovetor atribui relevância a um nó em função de sua relação com os demais da rede. Se um nó está ligado a outros que se encontram em uma posição central na rede, o mesmo terá um valor alto de centralidade de autovetor. Já o grau médio representa um importante aspecto da posição de um nó na estrutura de uma rede, além de atribuir relevância ao nó em função do número de arestas que o mesmo estabelece com os demais nós da rede (Newman, 2009).
A Tabela 1 apresenta os resultados para as 20 palavras-chave com os valores mais elevados da centralidade de autovetor. A palavra-chave mais relevante é naturalmente Covid-19. Esse resultado era esperado devido à expressão de busca utilizada e o momento atual de pandemia. Observa-se que muitas palavras-chave relevantes são relativas ao emprego de tecnologia como suporte à educação: online learning, distance learning, e-learning, online teaching, remote learning, online education, emergency remote teaching, remote teching, educational technology. Outro ponto a destacar é que todas palavras-chave mais relevantes da rede ocorreram em 2020.
PALAVRA-CHAVE | ANO MÉDIO |
GRAU | CENTRALIDADE DE AUTOVETOR |
---|---|---|---|
COVID-19 | 2020,5025 | 533 | 1,0000 |
ONLINE LEARNING | 2020,5565 | 181 | 0,4712 |
UNIVERSITY EDUCATION | 2020,5735 | 172 | 0,4630 |
DISTANCE LEARNING | 2020,4353 | 112 | 0,3439 |
E-LEARNING | 2020,2222 | 86 | 0,2827 |
DISTANCE EDUCATION | 2020,5968 | 89 | 0,2750 |
ONLINE TEACHING | 2020,4565 | 76 | 0,2602 |
UNIVERSITY | 2020,5161 | 60 | 0,2250 |
INFORMATION COMMUNICATION AND TECHNOLOGY | 2020,5946 | 61 | 0,2218 |
EMERGENCY REMOTE TEACHING | 2020,7000 | 59 | 0,2138 |
BLENDED LEARNING | 2020,4800 | 54 | 0,2062 |
ONLINE EDUCATION | 2020,4211 | 59 | 0,2053 |
REMOTE LEARNING | 2020,6429 | 53 | 0,2051 |
TEACHER TRAINING | 2020,3846 | 42 | 0,1841 |
TEACHER EDUCATION | 2020,3448 | 52 | 0,1712 |
REMOTE TEACHING | 2020,3333 | 38 | 0,1664 |
LOCKDOWN | 2020,4118 | 42 | 0,1584 |
EDUCATIONAL TECHNOLOGY | 2020,5882 | 38 | 0,1581 |
STRESS | 2020,6000 | 32 | 0,1536 |
PEDAGOGY | 2020,5000 | 34 | 0,1521 |
Fonte: pesquisa bibliográfica
Considerando que a rede possui 635 nós e a palavra-chave Covid-19 possui grau 533, ela só não está conectada a 111 nós. Esse resultado, justifica a diferença na centralidade de autovetor de 1,000 para 0,4712 da palavra-chave Covid-19 para o termo online learning.
A lista de palavras-chave e de arestas foram exportadas em formato CSV e recuperadas em uma planilha Excel, para serem analisadas no yEd, que é um software livre para edição de grafos. Esse tipo de representação permite visualizar o relacionamento entre as palavras-chave e explicitar a estrutura de um campo de pesquisa. A Figura 3 apresenta uma estrutura conceitual contendo os seguintes tópicos: post-covid-19; educational innovation; technology-mediated learning; education during Covid-19; technology in virtual education; online pedagogy; learning environments; future perspectives; covid-19 outbreak, educational quality; educational transformation; online practices.
Essa estrutura permite interpretar os conceitos envolvidos entre dois tópicos. Por exemplo, as perspectivas futuras (future perspectives) estão relacionadas ao bem estar (wellbeing) e à reação do ecossistema de aprendizagem (learning ecosystem’s reaction). O caminho que relaciona as perspectivas futuras à inovação educacional (educational innovation) inclui os professores das escolas (school teachers), descoberta causal (causal discovery) e a educação remota de emergência (emergency remote education), que está ligada à aprendizagem mediada pela tecnologia (technology-mediated learning). Por fim, o tópico professores universitários (university teachers) relaciona as perspectivas futuras à tecnologia na educação virtual (technology in virtual education). Para o aprofundamento do tópico de perspectivas futuras, este mapa conceitual permite a definição de expressão de busca para a pesquisa bibliográfica.
3.2 Rede de cocitação de referências citadas
A visualização do mapa de cocitação é uma forma de análise exploratória de dados que se baseia na teoria dos grafos para explorar a estrutura dos metadados (GRIFFITH et al, 1974; PAMPEL, 2004). Um mapa de cocitação consiste em um conjunto de nós representando artigos de periódicos e um conjunto de arestas representando a coocorrência de nós/artigos na lista de referências de documentos desse mapa (LEYDESDORFF, 2011). Portanto, dois artigos A e B são cocitados se ambos forem citados pelo documento C. Foi demonstrado que os documentos que são mais frequentemente citados em conjunto por outros artigos têm maior probabilidade de estar relacionados e, portanto, pertencerem a um assunto semelhante (HJØRLAND, 2013). Além disso, considera que a literatura de base representa os núcleos de teorias e métodos e os artigos citados descrevem os temas de pesquisa no período investigado (SMALL, 2006). Este conceito foi utilizado para identificar as frentes de pesquisa sobre a pesquisa em educação no contexto da Covid-19.
A rede de cocitação de referências citadas foi gerada utilizando o software VOSviewer (VAN ECK, WALTMAN, 2021). Os metadados foram lidos e foi selecionada a opção de cocitação de referências citadas. O VOSviewer tem a opção, para este tipo de rede, de ser usado um arquivo de tesauro para normalizar as referências bibliográficas e tornar o resultado mais preciso. Sem o uso do tesauro de referências bibliográficas, que elimina as referências duplicadas, com um mínimo de 10 cocitações para cada documento, obteve-se uma rede com 121 nós e 2136 arestas. Com a inclusão do tesauro de referências, a rede resultante passou a ter 115 nós e 2007 arestas.
O grafo foi exportado para o Gephi (BASTIAN, HEYMANN, JACOMY, 2009), onde foram calculadas as métricas de redes. A Tabela 2 apresenta os 15 documentos com as maiores centralidades de autovetor e os respectivos temas de pesquisa. Pode-se observar que são dois tipos de documentos: onze que trataram de temas decorrentes da Covid-19, todos de 2020, e quatro que abordaram aspectos conceituais de metodologias de análise.
DOCUMENTO | TEMA DE PESQUISA | GRAU | CENTRALIDADE DE AUTOVETOR |
---|---|---|---|
CRAWFORD ET AL (2020) | respostas pedagógicas de instituições da educação superior | 81 | 1,0000 |
BAO (2020) | educação superior – ensino online | 79 | 0,9675 |
MURPHY (2020) | educação a distância de emergência | 68 | 0,8916 |
HODGES ET AL (2020) | educação superior – ensino online | 75 | 0,8616 |
ZHANG ET AL (2020) | ensino online | 63 | 0,8481 |
DHAWAN (2020) | ensino online | 65 | 0,8214 |
BOZKURT ET AL (2020) | educação a distância de emergência | 62 | 0,8193 |
SAHU (2020) | saúde mental de estudantes e professores | 63 | 0,8130 |
BRAUN E CLARKE (2006) | análise temática | 65 | 0,7881 |
DAVIS (1989) | utilidade e facilidade de uso percebidas por usuários de computadores | 59 | 0,7655 |
CAO ET AL (2020) | pressão psicológica de estudantes universitários | 59 | 0,7397 |
VINER ET AL (2020) | eficácia do fechamento de escolas | 58 | 0,7266 |
TOQUERO (2020) | educação superior – aprendizagem | 52 | 0,7253 |
MOORE, DICKSON-DEANE E GALYEN (2011) | ambientes de aprendizagem | 55 | 0,7093 |
FORNELL E LARCKER (1981) | modelos de equações estruturais | 54 | 0,7058 |
Fonte: o(s) autor(es), pesquisa de bibliográfica
O documento com a maior centralidade de autovetor e o mais influente da rede foi publicado por Crawford et al (2020), que apresentaram um mapa das respostas pedagógicas de instituições da educação superior de 20 países, intra período ao Covid-19. Eles identificaram que as respostas dos provedores de ensino superior têm sido diversas, desde a falta de resposta até estratégias de isolamento social no campus e rápida reformulação do currículo para ofertas totalmente online.
Bao (2020) apresentou um estudo de caso de ensino online na Universidade de Pequim, na China. Ele elencou cinco princípios de alto impacto para a educação online: alta relevância entre a concepção da aula online e a aprendizagem do estudante; entrega eficaz de informação pedagógica online; apoio adequado fornecido pelo corpo docente e pelos assistentes de ensino aos estudantes; participação de alta qualidade para melhorar a amplitude e a profundidade da aprendizagem do estudante; e plano de contingência para lidar com incidentes inesperados de plataformas educacionais online.
Baseando-se na teoria de securitização da escola de Copenhague e analisando declarações de emprego do e-learning de forma emergencial em 25 universidades americanas, Murphy (2020) argumentou que o ensino presencial teve que lidar com a ameaça global devido à pandemia da Covid-19. As ações governamentais, que determinaram o fechamento de universidades e faculdades em todo o mundo, ressaltaram a relevância do e- learning de emergência.
Hodges et al (2020) ressaltaram, que as experiências de aprendizagem online, oriundas de ações bem planejadas, são significativamente diferentes dos cursos oferecidos online em resposta a uma crise. Faculdades e universidades, que trabalharam para manter as aulas durante a pandemia COVID-19, necessitaram compreender essas diferenças ao avaliar este ensino remoto de emergência.
O governo chinês lançou uma iniciativa política de emergência denominada “suspender aulas sem interromper o aprendizado”, para continuar as atividades de ensino, uma vez que escolas em todo o país foram fechadas para conter a propagação do coronavírus. Para resolver as possíveis dificuldades enfrentadas pela execução desta iniciativa, Zhang et al (2020) sugeriram que o governo precisa promover ainda mais a construção da infraestrutura da informação educacional, equipar professores e alunos com equipamentos de ensino e aprendizagem padronizados para uso em casa, realizar treinamento de professores para aulas online, incluir o desenvolvimento de educação online massiva em plano estratégico nacional e apoiar a pesquisa acadêmica em educação online, especialmente educação para ajudar alunos com dificuldades de aprendizagem online.
Dhawan (2020) analisou a importância da aprendizagem online e de pontos fortes, fracos, oportunidades e desafios dos modos de e-learning em tempos de crise, focando as instituições educacionais da Índia. Ele também analisou o crescimento das startups EdTech durante o período de pandemia e desastres naturais, além de apresentar sugestões para instituições acadêmicas sobre como lidar com os desafios associados ao aprendizado online.
Em resposta à interrupção da educação devido à pandemia da Covid-19, Bozkurt et al (2020) apresentaram um estudo que é uma reação colaborativa narrando a visão geral, reflexões do K12 e do cenário educacional superior, lições aprendidas e sugestões de um total de 31 países, abrangendo uma representação de 62,7% de toda a população mundial. Além do valor de cada caso por país, a síntese da pesquisa sugeriu que as práticas atuais podem ser definidas como educação a distância de emergência, cuja prática é diferente daquelas planejadas como educação a distância, aprendizagem online ou outras derivações. Acima de tudo, o estudo apontou como a injustiça social, a desigualdade e a exclusão digital foram exacerbadas durante a pandemia e precisam de medidas específicas e direcionadas para serem abordadas.
Sahu (2020), em um artigo de revisão, destacou o impacto potencial do surto da COVID-19 na educação e saúde mental de estudantes e professores. Ele ressaltou que no contexto emergente e em constante mudança da COVID-19, as universidades devem: implementar uma série de medidas para diminuir a disseminação do vírus; informar alunos e funcionários sobre as medidas preventivas; priorizar a saúde e a segurança dos alunos e funcionários; disponibilizar serviços de aconselhamento para apoiar a saúde mental e o bem- estar dos alunos; assumir a responsabilidade de garantir alimentação e acomodação para os estudantes internacionais; adotar tecnologia e prestar muita atenção às experiências dos alunos para tornar o aprendizado rico e eficaz.
Braun e Clarke (2006) argumentaram que o método analítico qualitativo oferece uma abordagem acessível e teoricamente flexível para a análise de dados qualitativos. Elas delinearam o que é análise temática, localizando-a em relação a outros métodos analíticos qualitativos que buscam temas ou padrões, e em relação a diferentes posições epistemológicas e ontológicas. Elas forneceram diretrizes claras para aqueles que desejam iniciar a análise temática ou conduzi-la de uma forma mais deliberada e rigorosa, e consideraram as armadilhas em potencial na condução da análise temática.
Davis (1989) desenvolveu e validou novas escalas para duas variáveis específicas: utilidade e facilidade de uso percebidas por usuários de computadores. As definições para essas duas variáveis foram usadas para desenvolver itens de escala que foram pré-testadas para validade de conteúdo e, em seguida, testadas para confiabilidade e validade dos construtos em dois estudos envolvendo um total de 152 usuários e quatro aplicativos.
Cao et al (2020) realizaram uma pesquisa amostral com estudantes universitários da Faculdade de Medicina de Changzhi, na China, para analisar a pressão psicológica que eles estavam vivenciando. Os resultados da análise de correlação indicaram que os efeitos econômicos e na vida diária, bem como atrasos nas atividades acadêmicas, foram positivamente associados aos sintomas de ansiedade.
Viner et al (2020) realizaram uma revisão sistemática pesquisando três bancos de dados eletrônicos para identificar o que se sabe sobre a eficácia do fechamento de escolas e outras práticas de distanciamento social escolar durante surtos de coronavírus. No entanto, não há dados sobre a contribuição relativa do fechamento de escolas para o controle da transmissão. Dados do surto de SARS na China continental, Hong Kong e Cingapura sugeriram que o fechamento de escolas não contribuiu para o controle da epidemia.
Com base nas experiências do autor, pesquisas, observações na academia, diretrizes do COVID-19 e a necessidade de soluções alternativas, Toquero (2020) analisou como o ensino superior foi afetado e como respondeu aos desafios futuros. Ele identificou a necessidade de as instituições educacionais fortalecerem as práticas do currículo e torná-lo mais responsivo às necessidades de aprendizagem dos alunos, mesmo além das salas de aula convencionais.
Moore, Dickson-Deane e Galyen (2011) implementaram uma análise de método misto de artigos de pesquisa para descobrir como eles definem o ambiente de aprendizagem. Os resultados revelaram que existem diferentes expectativas e percepções sobre os rótulos dos ambientes de aprendizagem: ensino a distância, e-Learning e ensino online.
Fornell e Larcker (1981) examinaram os testes estatísticos usados na análise de modelos de equações estruturais com variáveis não observáveis e erro de medição. Eles afirmaram que os métodos de teste atuais são incapazes de avaliar o poder explicativo de um modelo. Para superar esses problemas, eles desenvolveram e aplicaram um sistema de teste baseado em medidas de variância compartilhada dentro dos modelos estruturais de medição e geral.
4 DISCUSSÃO E CONCLUSÕES
A pesquisa na base WoS revelou que as doenças causadas pela SARS e MERS não afetaram a pesquisa em educação. Por outro lado, a Covid-19, devido ao fechamento das escolas e de universidades, motivou a comunidade científica internacional a realizar pesquisas sobre a nova realidade. Do dia para a noite, estudantes e professores passaram das atividades pedagógicas presenciais para o isolamento social, o que obrigou as instituições de ensino a se adequar a esse novo contexto.
A rede de coocorrência de palavras-chave revelou os temas mais pesquisados. Houve uma predominância no emprego de tecnologia da informação e comunicação (TIC) para dar suporte às atividades pedagógicas, viabilizando a continuidade em ambiente virtual. O ensino baseado em tecnologia, especialmente a educação online, tornou-se a alternativa mais apropriada para manter as atividades educacionais em muitas partes do mundo durante o período de pandemia. A educação online se tornou um meio eficaz para executar atividades educacionais e prevenir a possível perda da continuidade das aulas devido ao bloqueio na maior parte do mundo.
Nesse sentido, o ensino à distância e o e-learning, em particular, são temas amplamente populares há mais de 20 anos, relacionados para a transformação digital na educação. Todavia, antes da pandemia do coronavírus, o e-learning foi mais ou menos uma área da ciência, ao invés de uma prática generalizada. Até recentemente, tem sido normal para alunos e professores em uma sala de aula, de frente para um quadro-negro ou quadro branco, mas agora esses cenários são inviáveis. Surtos de pandemia, como a COVID-19, apresentaram desafios únicos para a educação - como continuar ensinando enquanto mantendo uma distância física. A transformação digital da educação teve que acontecer da noite para o dia (MLADENOVA, KALMUKOV, VALOVA, 2020).
A transformação digital não é um fenômeno novo e tem acompanhado as instituições de ensino superior há alguns anos (KOPP, Gröblinger, Adams, 2019). As habilidades para aplicar as TIC em todas as esferas da vida estão em um nível incremental. Portanto, as universidades devem estar à altura da tarefa de preparar potenciais profissionais para serem capazes de enfrentar desafios e fornecer soluções (BOND et al., 2018; SANDKUHL, LEHMANN, 2017). Esta transformação sugeriu a integração da gestão sustentável para ser capaz de se ajustar às modificações impostas pelas novas tecnologias (ABAD- SEGURA et al., 2020) e pela pandemia da Covid-19.
Portanto, a pandemia influenciou fortemente o aumento das publicações sobre o tema pesquisado e revelou a necessidade da transformação digital da educação. Como resultado da crise trazida pela Covid-19, inovações na educação, que normalmente levariam muitos anos para serem implantadas, devido à necessidade de regulamentações, foram apresentadas rapidamente em um período limitado de dias (STRIELKOWSKI, 2020) e isso também transformou a marca da aprendizagem online como um processo disruptivo e a única solução.
Como conclusão, foi possível verificar que o emprego da análise bibliométrica permitiu explorar a abrangência do resultado de uma pesquisa bibliográfica e identificar a influência da Covid-19 na pesquisa em educação. A pesquisa bibliográfica na base WoS se baseou no tema coronavírus e incluiu as diversas palavras-chave relacionadas à sua abrangência. Os resultados mostraram que houve uma mobilização internacional para buscar soluções para uma realidade totalmente nova e inesperada. As pesquisas revelaram a importância das TIC como alternativa para continuidade das atividades pedagógicas em ambientes virtuais.
Este estudo exploratório se limitou apenas a uma base de dados (WoS) e a um só idioma (inglês). Todavia, este é um ponto de partida para trabalhos futuros onde poderão ser comparados os resultados obtidos a partir da coleta de informações em outras bases de dados, tais como Scopus, Scielo e Eric, e abranger outros idiomas (português e espanhol).
Outra possibilidade de estudos é o aprofundamento do entendimento sobre a transformação da educação e das perspectivas futuras pos-Covid-19. O emprego de mapas conceituais possibilita esse tipo de exploração por indicar os percursos conceituais a serem explorados em pesquisas bibliográficas mais direcionadas.