Este novo número da Revista ETD - Educação Temática Digital - o terceiro de 2022 - traz, para as leitoras e os leitores da Revista, um conjunto de textos que refletem o papel do periódico na circulação da produção científica no campo educacional em sua gama ampla de formas de fazer e de pensar a educação.
Apresentamos 14 manuscritos: 09 artigos, 01 ensaio e 04 resenhas. As leitoras e leitores encontrarão neles diversos fazeres no campo educacional sendo explorados em escritos que se debruçam sobre a educação desde a infância, passando pelos ensinos fundamental, profissional e tecnológico, até o ensino superior e a educação do idoso. Mais especificamente, textos que envolvem esses diferentes níveis e que exploram temáticas diversas, tais como o ingresso e permanência no ensino superior no contexto da educação especial; a formação pedagógica do professor; a organização científica da instituição de ensino superior; a alfabetização em saúde do idoso por meio da tecnologia; as narrativas e experiências de professores e coordenação na escola democrática; o estudo do currículo na formação profissional e tecnológica; o ensino-aprendizado mediado por tecnologia e adequado aos perfis de aprendizagem; a formação de professores para o trabalho cooperativo entre estudantes e docentes; a percepção de gestores e diretores sobre a relação entre a infraestrutura escolar e o rendimento dos alunos; a formação de licenciandos e as estratégias de ensino-aprendizagem com as tecnologias; as políticas públicas e os planos nacionais de educação; o ensino superior que envolve a educação do campo e a formação continuada do professor nesse contexto, além das interfaces entre a psicanálise e a educação com foco na infância e os saberes ancestrais e indígenas.
Nos textos, estes vários fazeres são pensados e investigados de diferentes formas, envolvendo pesquisas quantitativas, qualitativas, estudos exploratórios e transversais, pesquisa de estado do conhecimento, pesquisa bibliográfica, pesquisa historiográfica e pesquisa narrativa. Assim, o refletir sobre a educação se constrói por meio de diferentes instrumentos de geração dos registros de pesquisa - questionários, visitas técnicas, entrevistas, documentos e imagens, entre outros.
Esperamos que, com este novo número da Revista ETD - Educação Temática Digital, novas e outras formas de construir e refletir sobre a educação possam ser mobilizadas e estimuladas.
Desejamos a todas e todos boas leituras!