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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
LIMA JUNIOR, Afonso Barbosa de y SILVA, Lebiam Tamar Gomes. POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE TRABALHO COLETIVO EM FREINET E FREIRE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.3, pp.633-650. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8663714.
O objetivo deste artigo é investigar a presença do conceito “trabalho coletivo docente” nas obras “Pedagogia do Oprimido” e “Pedagogia da Esperança” de Paulo Freire, “Para uma escola do Povo” e “Educação do Trabalho” de Celestin Freinet. A expressão trabalho coletivo docente ipsis literis não foi encontrada nas obras originais dos autores, entretanto conceitos semelhantes podem ser identificados. Os conceitos de solidariedade, dialogicidade, diálogo, reflexão, liberdade, colaboração, comunhão e trabalho como ideias que guiam o entendimento de trabalho coletivo estão no centro das obras de Freire. Freinet explora os princípios do trabalho coletivo por meio dos seguintes temas: educação do trabalho, cooperação, auto-organização. Ambos os educadores compreendem o conceito de trabalho coletivo docente em consonância com um projeto de educação para e com o povo. Enquanto Freire releva princípios de uma filosofia de projetos coletivos para um processo de humanização, Freinet trabalha estes conceitos no campo da organização do trabalho pedagógico e nos conduz a refletir e estabelecer uma proposta concreta de trabalho cooperativo entre estudantes e professores. São leituras que retratam a importância de uma educação para os excluídos, para e com as vozes oprimidas da sociedade.
Palabras clave : Trabalho coletivo docente; Formação Humana; Formação de professores.