Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
PADILHA, Maria Auxiliadora Soares y ANGEL ZABALZA, Miguel. Um cenário de integração de tecnologias digitais na educação superior: em busca de uma coreografia didática inovadora. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.837-863. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p0837.
O artigo discute sobre um cenário de integração de Tecnologias Digitais em uma coreografia didática na educação superior. Inovação é a promoção de práticas que favoreçam a flexibilização curricular, com foco na aprendizagem do aluno, na autonomia, no pensamento crítico e na reflexão sobre o seu próprio processo de aprendizagem e a indissociação entre ensino e aprendizagem. Este estudo de caso se apresenta a partir de uma experiência didática num curso de extensão semipresencial. A análise dos dados realizada com base no referencial sobre Análise Textual Discursiva elegeu as seguintes categorias: (a) O cenário de integração das Tecnologias Digitais; (b) A inovação das coreografias didáticas com Tecnologias Digitais. Concluiu-se que os recursos tecnológicos utilizados realizaram seu papel mediador permitindo ao professor compreender melhor algumas coreografias internas produzidas pelos alunos sem tornarem-se obstáculos às suas aprendizagens, buscando promover uma aprendizagem profunda e significativa.
Palabras clave : Integração de Tecnologias Digitais; Educação Superior; Coreografias Didáticas; Inovação pedagógica.