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Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
RAMOS, Daniela Karine. JOGOS DIGITAIS E AS FUNÇÕES EXECUTIVAS NA INFÂNCIA: ALTERNATIVAS À DIVERSIFICAÇÃO DO CURRÍCULO. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.3, pp.1373-1392. Epub 28-Oct-2019. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1373-1392.
Os jogos digitais, por apresentarem características como desafios progressivos, regras e feedback, criam experiências que podem contribuir com o aprimoramento das funções executivas. Essas funções integram um conjunto de habilidades cognitivas importantes à aprendizagem, bem como são fundamentais para o sucesso escolar e a inserção social e profissional dos sujeitos. Assim, este trabalho tem o objetivo de sistematizar evidências científicas relacionadas às contribuições do uso dos jogos digitais para o exercício das funções executivas, visando discutir as possibilidades e a importância de sua integração ao currículo escolar. Nesse sentido, apresenta-se os resultados de uma pesquisa bibliográfica realizada por meio de levantamento da literatura e de revisão sistemática em bases de dados. Desse modo, pretende-se ampliar a discussão e a reflexão sobre as inúmeras possibilidades de diversificação curricular para um desenvolvimento mais integral e holístico dos alunos, o qual contemple, de maneira intencional, o aprimoramento das funções executivas pelo uso dos jogos digitais.
Palabras clave : Jogos Digitais; Funções Executivas; Escola; Currículo.