Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
PONTE, Cristina. CIDADANIA E ESCOLA NO CONTEXTO DIGITAL. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.501-522. Epub 15-Oct-2020. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p501-522.
Este artigo discute aspetos da cidadania que têm influenciado a configuração da escola como um espaço de aprendizagem social. A primeira parte analisa dimensões da cidadania e confronta-as com resultados de estudos EU Kids Online (Portugal) e TIC Kids Online (Brasil) sobre oportunidades digitais e atividades online reportadas por crianças e adolescentes. A segunda parte confronta as políticas educacionais sobre cidadania em Portugal com as respostas dos jovens estudantes portugueses sobre a formação escolar que receberam no último ano em cidadania digital. As conclusões apontam a relevância das escolas como instituições sociais que não devem nem bloquear as oportunidades oferecidas pelo digital nem ignorar os seus riscos para uma cidadania plena.
Palabras clave : Cidadania digital; Educação; currículo TIC; EU Kids Online.