Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
SANTOS, Cláudia Aparecida dos. Processos de Criação em Currículos:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1729-1749. Epub 30-Ene-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1729-1749.
O estudo, ao desviar por ‘entre’ espaços da educação e da filosofia, compõe um traçado errático e um pouco mais livre na escrita e no pensamento educacional. As posições assumidas ao longo do ensaio engendram formas de organização provisória que suscitam tentativas de fazer fugir à linearidade e naturalização do pensamento-curricular. Trata-se de um estudo teórico-conceitual cujo interesse é problematizar o “pensamento-identidade” e seu espelhamento na educação. Como escopo teórico, acolhem-se as filosofias da diferença, sendo Deleuze (2006), Deleuze e Guattari (2010, 2012) e Larrosa (2011) alguns dos principais interlocutores da discussão. Como resultado, inscrevemos como possível um currículo educacional afeito por inflexões, que acontece pelas composições singulares, associações e linhas de fugas, ao experimentar uma educação pelo viés da diferença, em vez da identidade.
Palabras clave : educação; currículos; filosofias da diferença.