Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
SILVA, Roberto Cardoso Freire da y CARVALHO, Jaciara de Sá. Algoritmos e Fake News:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1826-1847. Epub 30-Ene-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1826-1847.
Tecnologias digitais conformam sociedades e contribuem com a constituição de compreensões de realidades e relações pelos sujeitos. De forma quase invisível, promovem valores e visões de mundo daqueles que as projetam, desde proprietários de grandes corporações a profissionais iniciantes de TI. A partir deste contexto, este trabalho apresenta uma pesquisa com graduandos de TI, tendo como recorte o fenômeno Fake News e a ampliação do uso de algoritmos computacionais em diversas atividades humanas. O referencial adotado reúne autores da área de tecnologia e de uma perspectiva problematizadora de educação. Os achados de pesquisa sugerem que a formação específica desses futuros profissionais não implica, necessariamente, uma visão complexa das consequências das tecnologias para as sociedades, aproximando-as do senso comum.
Palabras clave : tecnologias digitais; sistemas de informação; desinformação; ensino superior; educação problematizadora.