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Práxis Educativa
versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
CRUZ, Gilmar de Carvalho; ASPILICUETA, Patrícia y LEITE, Carla Delani. Escolarização de pessoas surdas na escola regular: explorando aspectos da comunicação na inclusão escolar. Práxis Educativa [online]. 2009, vol.04, n.02, pp.169-176. ISSN 1809-4309.
O artigo discute a questão da comunicação no processo de inclusão de surdos na escola regular. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com membros ouvintes de uma escola referência para inclusão de surdos em uma cidade do Estado do Paraná. A pesquisa evidenciou que a comunicação com as pessoas surdas ainda se caracteriza mais pelo bloqueio de comunicação do que por uma comunicação efetiva. Concluiu-se que assumir a Língua Brasileira de Sinais como a primeira língua de pessoas surdas é um passo importante para que as condições de educação escolarizada dessas pessoas sejam aprimoradas.
Palabras clave : Escola; Inclusão; Surdez.