Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Práxis Educativa
versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
SUBTIL, Maria José Dozza. Educação e arte: dilemas da prática que a história pode explicar. Práxis Educativa [online]. 2009, vol.04, n.02, pp.185-194. ISSN 1809-4309.
Este artigo propõe uma reflexão sobre o ensino de arte de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, tendo por base os resultados de uma pesquisa empírica realizada em escolas públicas estaduais de uma cidade de porte médio no interior do Estado do Paraná, através de questionários. As respostas revelaram a falta de formação específica dos professores, a ausência de concepção de trabalho artístico e, em decorrência, um visível reducionismo no encaminhamento do trabalho com arte nesse segmento escolar. Esses dados foram cotejados com a história do ensino de arte na educação escolar do Brasil, para entender como o as políticas educacionais se objetivam no real. A visão da arte como atividade, polivalência e livre-expressão mostra os resquícios da Lei 5.692/71 na realidade investigada.
Palabras clave : Educação Artística; Políticas Educacionais; Polivalência.