Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Práxis Educativa
versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
SILVA, Heloisa da y GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E) educação (M)matemática brasileira. Práxis Educativa [online]. 2012, vol.07, n.02, pp.421-443. ISSN 1809-4309.
Este artigo apresenta alguns resultados da investigação realizada sobre o Centro de Educação Matemática (CEM), um grupo de educadores matemáticos da cidade de São Paulo atuante principalmente entre os anos de 1984 e 1997. No ensaio, marcado por um exercício de constituir a identidade do CEM a partir de uma leitura foucaultiana, assume-se que o processo de constituição de identidades não se refere ao que o CEM é ou foi, mas a um conjunto de possibilidades de apreendê-lo a partir de estratégias e iniciativas historicamente contextualizadas. Nessa leitura foucaultiana, que traz à cena conceitos como “dispositivo estratégico”, “resistências” e “relações de poder”, o CEM é visto como constituindo-se ao criar condições para a constituição da moderna Educação Matemática brasileira.
Palabras clave : Educação Matemática; Identidades; Leitura Foucaultiana.