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Práxis Educativa
versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro y LIMA, Abegair Farias de. Brincar na infância: importância e singularidades para crianças com deficiência visual. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.9-24. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0001.
O presente estudo investigou do que e de que forma crianças com deficiência visual brincam no contexto familiar e educacional, visando compreender o brincar e o papel do brinquedo no desenvolvimento dessas crianças. Amparamo-nos na perspectiva histórico-cultural considerando, especialmente, os estudos de Vygotsky. A coleta de materialidades empíricas aconteceu nas cinco famílias das crianças cegas ou com baixa visão pesquisadas e na instituição especializada que elas frequentam. Adotamos entrevistas semiestruturadas com pais e educadores e observações nos contextos mencionados. Os dados coletados foram categorizados e teorizados por meio da análise de conteúdo. Concluímos que a mediação de outra pessoa durante o brincar possibilita às crianças com deficiência visual a aquisição de confiança na exploração do espaço físico, dos objetos, assim como a elaboração conceitual.
Palabras clave : Crianças com deficiência visual; Brincar; Interação social.