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Práxis Educativa
versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
MORAIS, Ana Maria; NEVES, Isabel Pestana; FERREIRA, Sílvia y SARAIVA, Leonor. A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.8-32. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0001.
O artigo parte de resultados da investigação realizada pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) sobre a inclusão da natureza da ciência (metaciência) na educação científica. Os resultados, que se têm obtido da análise de vários textos e contextos educativos - currículos/programas, manuais escolares e práticas pedagógicas - e das relações entre esses textos/contextos, têm, em geral, revelado uma reduzida presença e uma baixa conceptualização da metaciência. No artigo, começa-se por apresentar o enquadramento teórico da investigação do Grupo ESSA sobre a inclusão da natureza da ciência na educação científica, fundamentalmente a teorização de Ziman (1984, 2000) sobre a metaciência e a teorização de Bernstein sobre a produção e reprodução do conhecimento, referindo-se particularmente o seu modelo do discurso pedagógico (1990, 2000) e as estruturas de conhecimento (1999). Segue-se a descrição de uma proposta de intervenção pedagógica, teoricamente sustentada, que explora a natureza da ciência em contexto de sala de aula. Pretende-se com essa proposta dar exemplo de uma estratégia que privilegie uma aprendizagem científica de nível elevado para todos os alunos e que possa constituir objeto de reflexão sobre a inclusão da natureza da ciência no ensino das ciências. O artigo termina com algumas considerações sobre a aplicabilidade da atividade proposta, retomando argumentos de natureza teórica e empírica que sustentam a sua utilização no contexto da educação científica.
Palabras clave : Educação em ciência; Natureza da ciência; Discurso pedagógico; Estratégia para a sala de aula.