Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Práxis Educativa
versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
GUIMARAES-IOSIF, Ranilce; LIMEIRA, Luciana Cordeiro y SANTOS, Aline Veiga dos. O ensino de Política e Gestão Educacional nos cursos de licenciatura. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.85-106. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0005.
Este artigo discute o ensino de política e gestão em cursos de licenciatura a partir de uma perspectiva teórico-crítica e não linear de estudo de políticas educacionais. Os dados foram coletados durante um semestre letivo, em duas turmas mistas que contavam com 65 estudantes dos cursos de Educação Física, Letras, Biologia, Química, Matemática e Física. Como parte do projeto de integração da Pós-Graduação stricto sensu com a Graduação, a docente da linha de políticas do programa em educação passou a usar metodologias com foco em atividades de pesquisa em suas turmas na Graduação, visando ampliar a aprendizagem e aproximar os estudantes dos temas ligados às políticas de educação. Os resultados da pesquisa apontam que o processo de aprendizagem na área vai da rejeição inicial à construção de um posicionamento crítico acerca das questões políticas e de governança que cercam a educação brasileira.
Palabras clave : Ensino nas Licenciaturas; Políticas e Gestão Educacional; Formação docente.