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Práxis Educativa
versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
MONTEIRO, Sara Mourão y MACIEL, Francisca Izabel Pereira. Formação docente, avaliação e prática pedagógica - questões debatidas em pesquisas acadêmicas produzidas no âmbito do Projeto Alfaletrar. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.878-893. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0014.
A formação continuada de professores, as avaliações sistêmicas, o trabalho com a linguagem na Educação Infantil e a literatura foram temas de seis pesquisas realizadas da Rede Municipal de Lagoa Santa, Minas Gerais. As pesquisas foram desenvolvidas no período de 2011-2016 e, em cada uma, o Projeto Alfaletrar foi analisado sob perspectivas diferentes. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os seis trabalhos acadêmicos que tomaram o Projeto Alfaletrar como objeto de conhecimento ou que fizeram dele campo de investigação para o desenvolvimento de pesquisa. A análise das pesquisas revelou que é possível elaborar projetos semelhantes em outros municípios, desde que sejam resguardadas as especificidades locais, a garantia de continuidade do processo formativo e o compromisso de gestores e de professores.
Palabras clave : Projeto Alfaletrar; Alfabetização; Políticas públicas.