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Práxis Educativa
versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
RANNIERY, Thiago. Vem cá, e se fosse ficção?. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.982-1002. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0020.
Neste artigo, parto dos percursos de uma tese de Doutorado em currículo e estudos queers a fim de explorar os caminhos de pesquisa menos como um exercício de produzir empiria ou dados e mais como uma crítica criadora e expansiva. Pergunto: o que acontece se a pesquisa não passar de ficção? Sugiro, desse modo, que é o momento de arriscar os fundamentos da pesquisa em currículo diante daquilo que nem sempre se encarou de frente: os recursos e os artefatos de investigação qualitativa menos como algo metodológico e mais como um novelo de questões ético-políticas e, portanto, ontológicas. Nessa direção, indico como a ficção emerge do esgarçamento da relação performativa entre linguagem e referência e coloca uma política da escrita. O texto da pesquisa em um currículo figura, portanto, uma política de aliança e relacionalidade, levando a sério como a alteridade pode transformar conceitos e pressupostos políticos e teóricos.
Palabras clave : Ficção; Currículo; Ontologia.