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Práxis Educativa
versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
COLLA, Rodrigo Avila. Educação Popular e Ciência Pública: discutindo alternativas para o diálogo de saberes. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.1, pp.232-249. Epub 17-Abr-2019. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n1.013.
O presente ensaio teórico defende um diálogo entre conhecimentos científicos e saberes populares. A acepção de ciência é alargada a fim de aproximá-la do âmbito social e introduz as bases da Ciência Moderna bem como o conceito de paradigma. Adverte para o caráter provisório das verdades científicas e para a necessária abertura da ciência a uma multiplicidade de saberes por ela rechaçados. Com o intuito de dar conta da imbricação temática proposta, o texto recorre a referencial teórico bastante diversificado que une autores que se dedicam à epistemologia, à filosofia da ciência, à sociologia da ciência e à Educação, mais especificamente à Educação Popular. Sugere o diálogo como elemento fundante de uma ciência aberta, pública, inclusiva e que busque, permanentemente, estabelecer conexão entre os conhecimentos que produz e a sociedade.
Palabras clave : Educação e Ciência; Educação Popular; Epistemologia da Ciência.