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Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
DUSSEL, Inés. A escola na pandemia: reflexões sobre o escolar em tempos deslocados. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016482. Epub 10-Sep-2020. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16482.090.
A pandemia tem mudado a “domiciliação” do escolar, transladando-a para o espaço doméstico. Este artigo questiona sobre os efeitos dessa domestização das escolas, particularmente quando ela é considerada em sua intersecção com as desigualdades pré-existentes e com as tecnologias e as pedagogias disponíveis. O argumento central é que, de maneira contrária ao que afirmam os argumentos tecnofílicos, essas mudanças introduzem numerosas tensões difíceis de resolver, e permitem ver a relevância da estrutura material e simbólica da escola para produzir um espaço outro que dê lugar a uma autonomia intelectual e afetiva progressiva. Também é apresentada a ideia de que a sala de aula é um entorno sociotécnico particular que habilita formas de trabalho com os saberes, ao tempo que organiza os corpos e os tempos em atividades que propõem desafios intelectuais; isso está desalinhado nos arranjos educacionais improvisados na emergência, que mostram um deslocamento da ênfase e hierarquias do trabalho escolar. Na parte final, esboçam-se chaves para debater alguns dos aprendizados desses tempos deslocados.
Palabras clave : Pandemia; Escolas; Salas de aula; Entorno sociotécnico; Desigualdades..