Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
URBANETZ, Sandra Terezinha y BASTOS, Eliana Nunes Maciel. Paulo Freire e a Educação Profissional Técnica e Tecnológica. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116602. Epub 20-Oct-2021. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16602.011.
Este artigo teve como objetivo resgatar e refletir como os ensinamentos de Paulo Freire sobre os ideais de uma educação libertadora, dialógica e democrática podem auxiliar a efetivação dos pressupostos da Educação Profissional Técnica e Tecnológica. Buscou-se discutir os conceitos fundamentais nos estudos Freirianos para a execução de uma educação humanística nos ínterins das escolas contemporâneas, visando à formação omnilateral dos educandos, a fim de que estes possam ser capazes de construir suas sociabilidades como cidadãos autônomos e protagonistas de suas histórias. O legado Freiriano parece extremamente atual em função da realidade que tanto aflige os profissionais da educação brasileira. Dessa forma, o texto discute os pressupostos da educação profissional à luz dos ensinamentos do grande educador brasileiro.
Palabras clave : Paulo Freire; Educação Profissional; Formação integral.