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Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
AUER, Franceila et al. O Consed na construção da BNCC: uma experiência pública (com)partilhada?. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21379. Epub 10-Mayo-2023. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21379.018.
Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), relacionando-a com a formulação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), considerando a composição, as parcerias estabelecidas e as relações com a sociedade civil. Com base na teorização de Hannah Arendt, o texto problematiza a relação entre Conselhos e política. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo documental, tendo a BNCC e os documentos publicados pelo Consed durante sua elaboração como fontes de análise. Os resultados indicam que o Consed fortaleceu as propostas educacionais do Governo Federal como parte das recomendações de organismos multilaterais e de elites empresariais, alinhando-se a diretrizes eminentemente privatizantes.
Palabras clave : Políticas públicas de Educação; Consed; BNCC.