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Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
COSTA, Natália Caroline da; NATAL, Isabella y SISLA, Heloisa Chalmers. Educação Domiciliar: análise de entrevistas em programas televisivos. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21699. Epub 18-Sep-2023. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21699.076.
Este trabalho tem como objetivo analisar os temas e os argumentos que se fizeram presentes nos debates sobre a Educação Domiciliar (ED) em programas televisivos. Para tal, recorreu-se a uma pesquisa documental de quatro vídeos de debates televisivos, com análise de conteúdo. A base para a análise foi a produção acadêmica brasileira crítica à ED e defensora da educação escolar. Os argumentos foram agrupados nos seguintes blocos: legislação e direitos; educação escolar versus educação domiciliar; violências; socialização na escola e na família; valores; ensino dos conteúdos; perfil das famílias; fiscalização e custos da ED; e aprendizagem e avaliação. A análise realizada identificou a predominância e os tipos de argumentos nos discursos críticos e em defesa da ED, assim como alguns silenciamentos, podendo contribuir para o avanço dos debates na academia e fora dela.
Palabras clave : Educação Domiciliar; Homeschooling; Debate televisivo.