Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
PEREIRA, Fátima. Discursos sobre a infância em formação inicial de professores - Portugal nas últimas décadas. Linhas Críticas [online]. 2007, vol.13, n.25, pp.165-183. ISSN 1981-0431.
O texto aborda algumas dimensões de um estudo realizado no âmbito de uma tese de doutoramento em Ciências da Educação que pretendeu conhecer e compreender as concepções sobre a infância que se exprimem na - ou se relacionam com a - formação inicial de professores do 1º CEB, em Portugal desde Abril de 1974. Configurou-se uma problematização multirreferencial em torno da gestão discursiva da crise da infância moderna, da profissionalidade docente e da instituição escolar em tempos de modernidade tardia. A dimensão morfológica do estudo constituiu-se pela configuração e o mapeamento social de narrativas sobre a infância que se identificaram na interpretação dos campos discursivos produzidos na análise. Identificaram-se, ainda, narrativas sobre a profissionalidade docente e sobre a educação escolar com as quais as narrativas sobre a infância se articulam de forma particular. Realçam-se os resultados que dizem respeito às transformações verificadas nos discursos, no período em análise, e ao mapeamento social das narrativas da infância.
Palabras clave : Currículo; 1º Ciclo do Ensino Básico; Formação Inicial de Professores; Narrativa; Mapeamento Social.