Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
KELMAN, Celeste Azulay. Narrativas de profissionais que lidam com crianças surdas na inclusão escolar. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.42, pp.307-324. ISSN 1981-0431.
A Política Nacional na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008) propõe a inclusão escolar para alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. No entanto, a inclusão escolar de surdos com bons resultados na aprendizagem tem sido um grande desafio. Este artigo é um recorte de uma pesquisa em que se utilizou a estratégia da pedagogia visual no ensino para alunos surdos. Foram entrevistados as professoras, uma intérprete e um profissional da limpeza urbana que atuava na escola e se comunicava em língua de sinais com os alunos. As narrativas aqui analisadas revelaram ambiguidades e tensões vividas pelos profissionais que lidam com a inclusão em seu cotidiano.
Palabras clave : Inclusão; Educação de Surdos; Narrativas; Pedagogia Visual.